Kipnis Arquitetos Associados
Kipnis Arquitetos Associados
Concurso Campus Cabral - UFPR
Brasil - Curitiba
Julho/2012
 
Concurso Público Nacional de projetos para o novo campus da Universidade, localizado em bairro proximo ao centro. Tinha como premissa abrigar as faculdades de Design, Comunicação e Artes; áreas de uso comum, como o auditório, espaços expositivos, biblioteca e café; radio e tv da escola; e o Museu de Arqueologia instalado no edifício antigo, que foi mantido. Além disso, o programa incluia uma proposta de expansão que abrigaria a faculdade de Arquitetura e Urbanismo.
 
O projeto teve como partido a implantação de uma única lâmina na divisa do terreno com a praça adjunta, utilizando da melhor forma a área da quadra. Cada faculdade recebeu no edifício um pavimento que se conecta visualmente aos outros através do Núcleo de Convivência, com pés-direito ora duplo ora triplo. Com a proposta de tornar a vida acadêmica da universidade a mais pública possível, o térreo sobre pilotis sem portas de acesso podem servir de passagem para a praça; a lanchonete se abre para uma pequena arquibancada externa que serve de palco a apresentações informais dos estudantes de Música, curso incluso na faculdade de Artes.
No primeiro pavimento, um extenso átrio dá condição de iluminação e ventilação ao edifício e em seus limites longitudinais formam áreas verdes, trazendo a natureza ao contato dos usuários da escola.
 
Arquiteto coordenador: Sergio Kipnis
 
Equipe: Claudia Fernanda Lopes Del Rio
             Lucas Daniel Ferreira
             Lucas Gaspar Bueno
             Luciane Yuri Tomiyasu
             Maira Murakami Cordeiro
             Renata Bertozzi
 
Consultorias: estrutura: Osvaldo Pouguett
                      fundações: Mauri Gotlieb
                      ar condicionado: EPT Engenharia Ltda.
                      recursos ambientais: Tomaz Gregori Kipnis
 
Maquete eletrônica: André Biselli Sauaia